Guia de Profissões- Design de Moda

Mari Soek | 15 de mai. de 2015
Olá meus queridos, tudo bom?

Fiquei tão tão feliz com os comentários do ultimo post dessa coluna, espero que continue assim. 
A profissão dessa sexta-feira é Design de Moda, estou beem animada por ser um curso que eu já tive muita vontade de fazer e que talvez seja um curso que eu me especialize depois do jornalismo.



Isadora, de Muriaé, MG, 17 e está no primeiro período. Faz faculdade no Instituto Federal do Sudeste de Minas (IF Sudeste MG) e o curso é noturno. Olhem que bacana, ela tem um blog também. atenaxafrodite

Como é o curso e as áreas de atuação? 

O curso que eu faço é “tecnologia em design de moda”, então a gente aprende de tudo um pouco dentro da área de moda. As áreas que o curso capacita envolvem a área de desenvolvimento de produto de moda, administração de empresas no segmento de moda, trabalho em confecções e indústrias da área, assessoria e produção de moda, comunicação de moda e na área de eventos.

E sobre o mercado de trabalho? Onde é o melhor lugar para sua profissão?

O mercado de trabalho é dividido pelo país. Tudo depende muito da área que pretendemos atuar. Há áreas que praticamente em qualquer lugar dá pra atuar, mas polos de moda como o sul e o sudeste do país têm mais atenção. 

Dentro do curso, como é a grade curricular? A dinâmica das aulas? 

Ainda estou no primeiro período e estou tendo aulas de desenho artístico (que depois passa a ser desenho de moda), fundamentos históricos e metodológicos do design (que a gente aprende sobre desenvolvimento de produto, cores, técnicas visuais, etc), corte e costura, história da arte e história da moda. Mas durante o curso a gente tem aulas de marketing, produção de moda, visagismo, modelagem, consultoria, custos, comunicação de moda, entre outras. Algumas aulas são bem práticas, primeiro você aprende a teoria – obviamente – e aí aplica em trabalhos. São poucas avaliações dentro do curso, o que conta mais são trabalhos e portfólios mesmo.

Já teve duvida se queria mesmo continuar no curso e já tentou outra coisa? Como decidiu o que cursar?

Já sim, no ano passado estava em dúvida entre química e design de moda. Em química pretendia ir pro lado de cosméticos. Eu decidi quase na hora da matrícula mesmo, porque ainda não estava muito certa de nenhum, mas achei que design seria mais fácil de me adaptar. E tô gostando, hahah.

Qual a melhor e a pior parte do curso? No que você mais tem dificuldade? 

A pior parte é a costura, hahah. Não me dou bem com a tal da máquina e olha que tenho herança de costureiras na família. As aulas teóricas também não são tão legais assim – é a história do ensino médio voltada mais pra arte ou mais pra moda, mas você tem que relembrar tudo aquela parte de iluminismo, revolução industrial, idade média, etc etc. Por enquanto tô gostando mais de desenho e fundamentos do design, que apesar de ser bem detalhadinho tem teorias bem legais que dá pra usar em várias áreas, não só na moda, além de trabalhar bastante com a criatividade.

Quantas horas de estudo até passar no vestibular/enem? E como se preparou para o vestibular? (se no seu vestibular tinha vocacionada conta um pouquinho come se preparou pra elas) 

Eu fiz o vestibular próprio da instituição e passei nele mesmo, achei bem tranquilo, by the way. Não fiz nenhuma preparação especial pra ele, aproveitei o que já estava estudando no colégio e pro ENEM. Não teve prova de habilidade específica também não.


Como é o tcc do seu curso? 

Ainda não sei como será o TCC, mas por ser uma área mais ~artística~ conta muito portfólio e nem sempre o TCC escrito segue as normas padrões da ABNT.


Gente, deem uma olhada nesses links viu, eles são super bacana. Não esqueçam de me contar o que acharam. E de sugerir mais profissões. 
Espero que tenham gostado, beijos :*

 Gostou? Comente/Compartilhe
 Me siga nas minhas redes sociais instagramtwitter e fanpage do blog, canal do youtube
 Ah, agora eu tenho snap: marisoek

8 comentários

  1. Adorei participar dessa série de profissões, Mari. Espero que o post seja útil pra bastante gente!

    Beijo,
    Atena.X.Afrodite

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro essas coisas que envolvem moda, mas para os outros. Não levo jeito para desenho, então é melhor nem arriscar né?? Mas ta sendo bom saber das profissões, ta ajudando bastante Mari.

    http://pareinaadolescencia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu haha mas queria muito fazer moda. Ah que bom, então vou continuar com todo gás.
      Beijos :*

      Excluir
  3. Como a Bea disse no comentário acima, eu também adoro tudo relacionado à moda. Mas, não pra mim! Sou péssima com desenho. Mas mesmo assim amo a profissão. E tô achando muuito legal esses posts Mari ♥

    Beijos
    www.keep-calm-girls.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu fico confusa hahaha como disse no post acho que vou me especializar para escrever sobre.
      Fico mega feliz que esteja gostado, Bella.

      Beijos :*

      Excluir
  4. Super me identifico com design de moda, um dia farei por hobby rs!
    A moda move o mundo né? Pricipalmente o nosso Mari.
    Beijos
    http://www.arosidias.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Também acredito que um dia vou acabar cursando.

      Beijos :*

      Excluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.